FAQ FAQ  Procurar o fórum   Calendário   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Yamaha DTX Multi 12 X Roland SPD-S

Responder Responder
Autor
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
mtfuji Veja o Drop-Down
Seniors
Seniors

Status Online: Offline
  Citação de  mtfuji Citação de   ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Yamaha DTX Multi 12 X Roland SPD-S
    Enviado: 01/05/10 em 12:09
Vim aqui postar algumas informações levantadas sobre as diferenças e semelhanças entre esses 2 produtos fantásticos, bem como algumas dúvidas.
Yamaha DTX Multi 12 X Roland SPD-S

Comparativo:

DTX Multi 12          SPD-S
Número de Pads                 12                        9
Triggers in                         5                         2
Memória externa                 USB                     Compact Flash
Capacidade de memória       > SPD-S *1           512 MB
Foot Switch IN                   2  *2                    2
Pedal EXP IN                      Não                      Sim
Entrada de Linha                Sim                       Sim
Entrada MIC                     Não informado         Sim
Conexões                         USB / MIDI in-out     MIDI in-out
Polifonia                           64                         8
Efeitos                             54                         30
Ambiência                         Não                       Sim
Equalizador independente    Sim                        Não
Sequencer                        Sim                       Sim
Controle de Efeitos             não                       Sim
Leds de Atividade              12 Pads + 1 Foot      9 Pads + 2 Foot + 2 Triggers
Peso                                3,3 Kg                    2,1 Kg

Dimensões                        Yamaha= 345(L)×319(P)×96(A)mm
                                      Roland=   342(L)X282(P)X83(A)mm

*1 Não soube informar, porém sei que a capacidade certamente é maior do que os 512 mb da SPD-S (1a dúvida)
*2 Aparentemente são duas entradas com funções diferentes, 1 do FS e 1 somente para controle do Hi-Hat. A SPD-S posssui melhor flexibilidade pois são programáveis.

- Dúvidas Sobre a Yamaha DTX Multi 12:
1- Qual a máxima capacidade de memória externa?
2- Possui a função independente entre saída de linha e Fone de ouvido? (p.ex.: metrônomo somente nos fones).
3- Não vi coisa alguma sobre pedal de expressão ou controle de efeito, portanto: Como é feito os ajustes de efeito? Tem que criar um kit para cada parâmetro diferente?
4- Os Leds de atividade dos triggers não existem mesmo? Como saber se há "vazamento" nos triggers? (ao vivo isso é algo quase que fundamental)
5- Possui aquela função de gravar samples direto nela, usando um microfone? Ou pela entrada de linha, que seja. (vide este video engraçadinho do Johnny Rabb).
6- Possui software de programação pelo PC?

Observações:
A SPD-S tem 19 botões + 2 controles, contra 16 + 1 controle da DTX, que me faz achar que a interface da roland tem mais opções (para edição de waves, por exemplo).
A diferença de recursos entre as duas é grande, a yamaha possui melhor conectividade e polifonia MONSTRA (64 x 8 da roland), sem falar de mais pads e mais entrada para triggers (simplesmente FANTÁSTISCO!).

Na minha opinião a Yamaha veio com um produto absurdo, com muitos recursos superiores aos da Roland, porém derrapou em coisas simples, como a falta de leds de status, falta de controle de efeitos e falta de entrada do pedal de expressão, 3 funções que eu não dispenso na minha SPD-S. Na prática isso significa que se vc quiser o mesmo kit, sendo que com um pouco de reverb a mais em 1 peça, você terá que usar um kit diferente. Isso me lembra aquela frase: "Nunca tropeçamos em montanhas, mas em pequenas pedras".

Como eu tenho uma SPD-S, a dúvidas ficam em torno da DTX, porém quem tiver alguma observação em relação às duas, por favor compartilhe conosco.

Espero ter ajudado em relação aos principais recursos delas e aguardo a opinião de vocês.

Abraço!

Editado por mtfuji - 01/05/10 em 12:37
Faça sua própria sorte!
Voltar para topo
Jr Veja o Drop-Down
Iniciantes
Iniciantes

Citação de  Jr Citação de   ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17/05/10 em 10:27
Oi Mtfuji,

Apesar de eu não ter o Multi12 (ainda não) mas já fiz alguns testes em em Multi 12 e vou tentar ajudar em algumas dúvidas ok. (se é que entendi as dúvidas blz. qquer coisa me corrija).

- Em relação a memória, na verdade vc pode colocar "pen drives" maiores que 521Mb mas na verdade no final vai dar na mesma porque o Multi12 e o SPD-S não vão armazenar mais que isso internamente. Mais especificamente o Multi12 não vai tocar o que tá no pen drive diretamente. Vc terá que importar o .WAV por exemplo e depois dispará-lo.

- do foot switch não entendi muito a duvida não. No multi12 vc pode usar essa entrada pra inserir um chimbal externo, um controlador de chimbal (aberto/fechado/etc) e tbém vc pode usar essa entrada para controlar o próprio multi12, como mudar de kit, aumentar o beat de um loop, etc... sem ter que usar as mão pra isso)

1- Qual a máxima capacidade de memória externa? Não vou saber dizer extamante mas como eu disse acima, vc pode colocar um pen drive de 2Gb por exemplo e ele vai ler mas importar "para dentro" dele, apenas 64Mb se não me engano, pois não consegue-se disparar sons diretamente de um pen drive. (sons externos somente através do Cubase ligado num pc/mac via usb ou midi out)

2- Possui a função independente entre saída de linha e Fone de ouvido? (p.ex.: metrônomo somente nos fones). Sim, vc pode jogar o metronomo+sons nos fones por exemplo e na saída de linha pra mesa de som apenas os sons sem o metronomo.

3- Não vi coisa alguma sobre pedal de expressão ou controle de efeito, portanto: Como é feito os ajustes de efeito? Tem que criar um kit para cada parâmetro diferente? Aqui não vou saber responder porque não fucei nisso não.

4- Os Leds de atividade dos triggers não existem mesmo? Existe sim. Para todos os 12 triggers. Qdo vc toca em 1 pad, a luz correspondente a ele é acesa.

5- Possui aquela função de gravar samples direto nela, usando um microfone? Ou pela entrada de linha, que seja. Não possui essa função direta não. Vc pode fazer isso gravando num pc por exemplo e depois importar através da Conexão USB. Ele vem tbém com o Cubase 5 que já é reconhecido diretamente no pc via USB para gravar/importar sons/midis/etc.
6- Possui software de programação pelo PC? Essa tbém não sei não. Acho que não porque só vi o CD do Cubase 5 na caixa. (só se estiver junto mas acho dificil)

Espero ter ajudado um pouquinho tbém.

Abraço,
Junior

Voltar para topo
mtfuji Veja o Drop-Down
Seniors
Seniors

Citação de  mtfuji Citação de   ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17/05/10 em 22:59
Show de bola Jr. Ainda quero poder testar a DTX Multi.
Bom, postei alguns comentários sobre suas respostas em vermelho aí em baixo.

E respondendo sua pergunta: Ajudou bastante sobre minhas primeiras dúvidas sobre a DTX Multi.

1- Qual a máxima capacidade de memória externa? Não vou saber dizer extamante mas como eu disse acima, vc pode colocar um pen drive de 2Gb por exemplo e ele vai ler mas importar "para dentro" dele, apenas 64Mb se não me engano, pois não consegue-se disparar sons diretamente de um pen drive. (sons externos somente através do Cubase ligado num pc/mac via usb ou midi out)
- Na verdade, deve ser igual ao SPD-S. Ele reserva as primeiras 400 posições para a memória interna e após isso para memória externa (levei um tempo para descobrir isso, o manuel dele é ruinzinho). 64MB é IMPRATICÁVEL. No começo foi um sufoco até eu descobrir isso. Quase que certeza que a yamaha funciona desta forma ou parecido.

2- Possui a função independente entre saída de linha e Fone de ouvido? (p.ex.: metrônomo somente nos fones). Sim, vc pode jogar o metronomo+sons nos fones por exemplo e na saída de linha pra mesa de som apenas os sons sem o metronomo.
- Nora 1000 para a Yamaha!!! Para fazer essa função no SPD-S tem que se operar em mono e deixar um dos lados exclusivo para o metrônomo. Fail gigantesco da Roland.

3- Não vi coisa alguma sobre pedal de expressão ou controle de efeito, portanto: Como é feito os ajustes de efeito? Tem que criar um kit para cada parâmetro diferente? Aqui não vou saber responder porque não fucei nisso não.
- Pois é. Aparentemente Fail da Yamaha.

4- Os Leds de atividade dos triggers não existem mesmo? Existe sim. Para todos os 12 triggers. Qdo vc toca em 1 pad, a luz correspondente a ele é acesa.
- O que estou falando é dos trigger externos. A DTX tem entrada para 5 triggers e aparentemente nenhum led de atividade para eles. Se na hora de um show vc começar a ouvir "vazamento" de trigger, só consegue resolver ouvindo as sobras e não detectando pelos leds para poder ajustar a sensibilidade. Entendeu?

5- Possui aquela função de gravar samples direto nela, usando um microfone? Ou pela entrada de linha, que seja. Não possui essa função direta não. Vc pode fazer isso gravando num pc por exemplo e depois importar através da Conexão USB. Ele vem tbém com o Cubase 5 que já é reconhecido diretamente no pc via USB para gravar/importar sons/midis/etc.
- Essa função é meio que perfumaria da Roland. O legal é poder produzir e editar os samples diretamente nela. Por exemplo, vc pode samplear uma bateria inteira usando somente a SPD-S e um bom mic.

6- Possui software de programação pelo PC? Essa tbém não sei não. Acho que não porque só vi o CD do Cubase 5 na caixa. (só se estiver junto mas acho dificil)
- Achei que não deveria ter mesmo. Vamos ver se em um próximo modelo, tanto da Yamaha quanto da Roland, a turma venha com algo desse tipo.

Valeu colega.
Abraço!

Faça sua própria sorte!
Voltar para topo
Pardal Veja o Drop-Down
Administradores
Administradores

Status Online: Online
  Citação de  Pardal Citação de   ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17/05/10 em 23:10
Jr...integrante do e-batuque, é vc???

hehehe....
Voltar para topo
Jr Veja o Drop-Down
Iniciantes
Iniciantes

Citação de  Jr Citação de   ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25/05/10 em 21:31
@mtfuji

1 - Tá certíssimo. são apenas 64Mb mesmo. Não sei porque fazem isso né. Será que seria tão complicado colocar mais memória hein.

3 - Vi alguma coisa sobre o pedal fc7 da yamaha, usada para efeitos em teclados e que pode ser usado no Multi12. Não sei se a função é a mesma.

4 - Agora entendi. Não tem mesmo. São apenas 12 leds, então imagino que os triggers externos não tem indicação. Falha mesmo hein...

@Pardal

Fala meu amigo Pardal. Sou eu sim, xeretando por aqui, hehehe

Abçs,
Jr

Voltar para topo
 Responder Responder

Ir para Permissões do Fórum Veja o Drop-Down

Bulletin Board Software by Web Wiz Forums® version 9.55
Copyright ©2001-2009 Web Wiz

Pagina aberta em 0,078 segundos..